Refundações: novas narrativas sobre a fundação de São Paulo

Ao longo de 2019, o grupo mineiro de arquitetos Micrópolis se juntou ao Museu Paulista e ao SESC Ipiranga para realizar o projeto ​Refundações ​—​ ​uma série de ações abertas ao público que criam novas leituras e sentidos para o acervo do museu a partir de desejos e reivindicações presentes na prática urbana de ativistas e pensadores contemporâneos de São Paulo.

O projeto teve como ponto de partida três pinturas do acervo do Museu Paulista que narram momentos importantes do desenvolvimento urbano de São Paulo — ​Fundação de São Paulo,​ de Oscar Pereira da Silva, finalizada em 1909; ​Avenida Paulista no dia da inauguração​, realizada por Jules Martin em 1891; e ​Rua do Rosário​, de José Wasth Rodrigues, datada de 1855.

Pintura "Fundação de São Paulo" (1909),​ de Oscar Pereira da Silva. Image Cortesia de Micrópolis

Pinturas históricas como essas foram vistas de maneira recorrente como representações da “verdade” e, dessa maneira, absorvidas pelo imaginário coletivo da sociedade a que pertenciam. Quando musealizadas e posteriormente vinculadas em livros didáticos de história, tornavam-se “janelas para o passado”, cumprindo uma missão didática ao permitir a visualização do passado a milhares de cidadãos.

Exposição "Refundações". Image Cortesia de Micrópolis

São obras que muitas vezes podem realçar alguns fatos em detrimento de outros ao narrar e registrar uma história, colocando em relevo a subjetividade e as intenções daquele que a conta. Essas pinturas representam, antes de mais nada, projetos políticos que, ao serem cristalizados como ícones e documentos oficiais, podem acabar encobrindo críticas, ideias e protagonismos de outras vozes, corpos e narrativas que estiveram presentes nos acontecimentos retratados. Diante da constatação de que uma pintura, assim como qualquer outra expressão artística, veicula os valores sociais, políticos e culturais de quem a concebeu, assim como os pensamentos de sua época, qual seria então a narrativa dos fatos se essas pinturas, em especial a pintura da Fundação da Cidade de São Paulo, fossem realizadas nos dias de hoje?

Encontros. Image Cortesia de Micrópolis

A partir dessa reflexão, o projeto realizou uma série de oficinas sobre essas pinturas, convidando grupos feministas, artistas negros, lideranças indígenas, jovens refugiados, ativistas LGBTQI, funcionários do Museu Paulista, moradoras de ocupações urbanas e o próprio público espontâneo do SESC para imaginar como esses grupos teriam criado suas próprias narrativas para uma nova e futura fundação da cidade de São Paulo se fossem eles os narradores da história da cidade.

Exposição "Refundações". Image Cortesia de Micrópolis

As oficinas contaram com a participação, entre outros, dos arquitetos Nabil Bonduki, Marcos Rosa e Maria Claudia Levy; do curador Hélio Menezes e da artista Rosana Paulino; das ativistas feministas Amelinha Teles e Maria Clara Araújo; das lideranças Guarani Davi Popygua e Sonia Ara Mirim; e de representantes do Museu da Diversidade e da Casa 1 de acolhimento à população LGBTQI.

Encontros. Image Cortesia de Micrópolis

O resultado desses encontros foi a emergência e o compartilhamento de diversas reflexões sobre as pinturas e a produção de outras narrativas sobre diferentes (re)fundações possíveis para a cidade de São Paulo — não no sentido de buscar uma reparação histórica, mas de usar os quadros como ponto de partida para pensar novos imaginários urbanos. Essas narrativas foram gravadas em áudio e posteriormente enviadas a outros colaboradores que se encarregaram de representá-las através de pinturas, desenhos, colagens e outras tantas linguagens imagéticas. Tanto os áudios quanto essas novas imagens estão em exposição na Parede em Arco do SESC Ipiranga até 01 de março de 2020.

Exposição Refundações

  • Local:​ Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, São Paulo
  • Horário de funcionamento:
  • Terça a sexta 7h às 21h30 Sábados 10h às 21h30
  • Domingos e Feriados 10h às 18h30 Em cartaz até 01/03/2020

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Refundações: novas narrativas sobre a fundação de São Paulo" 06 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933178/refundacoes-novas-narrativas-sobre-a-fundacao-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.